domingo, 9 de setembro de 2012

Tarte de espinafres e alho francês

Na cozinha como em tudo na vida o ingrediente mais importante de qualquer receita é a ternura. Depois o tempero fica ao gosto de cada um, mais ou menos gramas. Posso afirmar que nunca leva demais.Esta tarte salgada de hoje, foi feita com imenso prazer, como aliás me acontece quando ando em volta dos tachos. E gosto de fazer tartes. É um prato muito fácil e rápido de elaborar e que geralmente agrada a todos os comensais e com a garantia de ser muito apreciado por crianças e jovens. Serve para entrada, para acompanhamento de uma refeição principal,  e até para um lanche. Foi servida no nosso almoço, e acompanhou arroz branco e salada, no prato da criança, no meu acompanhou apenas salada, pois os excessos serão cometidos no jantar com os amigos. 


Ingredientes:
1 base de massa quebrada (para tartes) fresca;
1 cebola pequena cortada em meias luas finas
1 alho francês cortado em rodelas finas
1 molho pequeno de espinafres, arranjados para se utilizar apenas as folhas
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite virgem
ervas aromáticas (óregãos, tomilho - utilizei fresco do meu vaso, ou outras a gosto, também fica bem salsa e manjericão)
1 pacote de natas
2 ovos

leva-se ao lume no azeite os legumes todos a saltear, temperam-se com uma pitada de sal e com as ervas aromáticas a gosto. Forra-se uma forma de tarte com a massa e cobre-se com os legumes salteados, batem-se os ovos com as natas (nesta utilizei apenas metade do pacote) e leva-se ao forno pré-aquecido 200º cerca de 15 minutos.  












Tudo isto vai bem a recordar John Coltrane


Sem comentários:

Enviar um comentário