quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia de todos os santos e dos anjos que nos acompanham

«A morte chega cedo,
Pois breve é toda a vida
O instante é o arremedo
De uma coisa perdida
O amor foi começado,
O ideal não acabou
E quem tenha alcançado
Não sabe o que alcançou
E tudo isto a morte
Risca por não estar certo
No caderno da sorte
Que Deus deixou aberto», Fernando Pessoa -in Cancioneiro

Hoje é dia de todos os santos. Dia de rituais próprios na vida dos católicos. Visitar os cemitérios, colocar flores nas campas dos entes queridos, que antes do tempo foram retirados do mundo. É sempre cedo para morrer, como no poema de Fernando Pessoa. Presta-se homenagem, colocando uma vela, aos pais, aos amores de uma vida, aos avós, aos irmãos e muitas vezes aos filhos que contrariando a lógica da vida e da morte partem mais cedo ainda.  Por vezes apetece retirar estas pessoas do céu onde imaginamos velem por nós, para as poder abraçar novamente. Não ter medo de lhes dizer o quanto as amamos e quanta é a saudade que escorre no peito, viveríamos de  novo e uma nova vida que os designios de Deus e da natureza    do homem não permitem.
Como me dizia alguém, também é nosso o dia. Este ano ainda é feriado, dia de descansar dos horários e atribulações profissionais. Dia de ser feliz e de fazer felizes aqueles que amamos e estão próximo de nós, ou longe mas no nosso coração. A distância não deixa olhar nos olhos do outro mas deixa ouvir as palavras do coração. E por isso e porque prezo muito quem me ama, foi dia de fazer um bolo para o lanche. Pois há sempre um amiguinho que toca a campainha para brincar.
E hoje fiz bolo de maçã e nozes. 
Como são dias de doçuras e travessuras e aproveitando a abóbora esburacada, fiz um pouco de doce.  
Ficou uma delicia e foi muito apreciado pelas crianças presentes.






4 ovos
1chávena de açucar
2  colheres de mel
1 colher de azeite
1 +1/2 chávena de farinha com fermento
1/2  chávena de nozes em pedaços
1 chávena de maçã cortada em cubinhos
2 colheres de farinha de alfarroba
1 pitada de canela
medida (chávena de chá, colher de sopa)

Batem-se as gemas com o açucar, o mel e o azeite. Junta-se as nozes e a maça, e envolvem-se as farinhas peneiradas. Batem-se as claras em castelo e junta-se sem bater ao preparado. Deita-se numa forma redonda ou de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha. Vai ao forno aquecido e coze durante cerca de 35 minutos a 180º. 


A musica que ouvi durante a tarde e gostei





Sem comentários:

Enviar um comentário