quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pão integral e mel

Conversar sobre comidas, ingredientes e sabores é partilhar afetos e cozinhar com amor. Faço muitas vezes pão. Para os lanches de fim de semana, quando recebo amigos ou no dia a dia para comer pão diferente e partilhar com as colegas de trabalho ao fim da tarde.
Desta vez fiz um pão integral com sementes das misturas que a Nélia me dá de vez em quando e com uma boa colher de mel. Ficou divino. Fez as delícias dos lanches da semana e dos meus pequenos almoços nesta mini semana de outono e encanto tamanho.


.



Pão de cereais e mel - Receita para a máquina de fazer pão

10 gr manteiga para untar as pás da máquina
Agua - 350 ml
sal 1 cc
farinha tipo 55 - 300 gr
farinha integral 150 gr
cerca de 50 gr (sementes de quinoa, aveia, sementes de girassol, sésamo, sementes de linhaça, farinha de alfarroba)
fermento de padeiro 15 gr.
2 colheres sopa de mel

Colocar os ingredientes pela ordem escrita na receita. selecionar o programa pão integral na mfp, tostagem nivel 1 e quantidade 750gr pão.


Curiosidade:

O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar extraído das flores.

O mel é importante como alimento, para o equilíbrio do organismo, pois contém glicose e frutose que entram directamente na corrente sanguínea, tornando-o um produto energético. O mel pode ser utilizado como alimento, adoçante e como medicamento.

Para os diabéticos o mel é um alimento melhor do que o açúcar de cana, porque 40% do mel é frutose, o açúcar das frutas, bem menos prejudicial aos diabéticos.



Sem comentários:

Enviar um comentário