quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O Natal é aquilo que somos e o que fazemos pelos outros


Natal é um estado de espírito, onde as tradições são um modo de vida, de saborear e de partilhar. Numa família onde houver crianças, é viver a magia da celebração da inocência. É um presépio em permanente mutação, com as figuras ora longe, ora próximas em adoração profunda do Menino.
Reunida a família viver os valores cristãos e a força dos afetos, a confusão de vozes em volta da mesa, os aromas das especiarias que chegam da cozinha e que me seduzem entre a abóbora cozida a transmitir calor e aconchego, as filhoses quentinhas e cheias de açucar que são deliciosas, as couves numa grande panela em fervura acelerada ou o bacalhau luzidio e regado com aquele azeite suave e quase doce de tão pouca acidez que comporta. São mimos para partilhar com quem mais gostamos nesta época de amor e aconchego. Mas eu, nunca fico plenamente realizada com estes proveitos, fico sempre aquém daquilo que pretendo dar, realizar ou partilhar. 


O tempo em dezembro passa a correr, eu imagino e planeio sempre imensas coisas e depois tudo é feito à última da hora: as decorações, os presentes (compro pouca coisa e faço compotas e frasquinhos disto e daquilo para personalizar), mas o que conta mesmo é celebrar e partilhar com um toque de carinho ou muito amor ou até só apenas de amizade, tudo muito sentido e querido. E depois nunca esquecer os cartões de Boas Festas, personalizados, manuscritos por alguém que pensava em nós no ato de o escrever e enviar, tradição que se vai perdendo com o recurso cada vez mais difundido das mensagens eletrónicas uniformizadas e pouco personalizadas. Porque o Natal é o momento para aproximação, estabelecer laços muitas vezes enfraquecidos, marcarmos a diferença, e para mim é importante sentir que posso contribuir para fazer alguém sorrir, fazer algo único e especial que me deixa feliz, com a alma cheia. 


Espero que o vosso Natal a todos tenha mostrado o sentido do presépio e nos permita seguir a estrela e mantenha o brilho da luz em  todos os corações por todo o ano 2013!

Festas Felizes

Sem comentários:

Enviar um comentário