quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rabanadas

Quando o espírito de natal me absorve, aqui por casa começa a sentir-se o cheiro de especiarias. Enquanto as minhas amigas deliram com novas roupas, jóias caras, férias de sonho, eu sonho com uma cozinha aconchegante, umas delícias para cozinhar e a ternura dos que me são queridos para me aquecer. Bem, também gosto de livros e de música e de louças bonitas e de flores e de ser coquete! Mas troco de boa vontade uma ida às compras, pela oportunidade de cozinhar um mimo para quem me mima.
O aniversário do mano e a vinda próxima de um amigo muito especial foi suficiente para me proporcionar o prazer de por as mãos na massa e surgir uma delícia natalícia para abrir desta forma as comemorações da quadra festiva!
As minhas famosas rabanadas 










 



 Receita de Rabanadas:
1 cacete para rabanadas cortado em fatias
3 ovos  
400ml de leite morno
raspa de limão
óleo para fritar

Calda
1/2 litro de água
600 gr de açucar
raspa de limão
pau de canela
Colocar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume até fazer ponto

1. Aquecer o leite com a raspa de limão.
2. Bater bem os ovos numa taça larga
3. Molhar as fatias no leite
4. Passar as fatias no ovo e fritar em óleo bem quente
5. Colocar a escorrer em papel absorvente 
6. Colocar as fatias numa taça e regar com a calda

Outro método  (molhadas as fatias na própria calda):

Depois da calda feita, dividir metade e nessa juntar duas colheres de sopa de vinho do Porto.
Molhar as fatias de pão nesta calda, passar por ovo e fritar em óleo bem quente.
Depois de fritas colocar numa taça e regar com a calda restante

Bom apetite!



Saborear uma rabanada e uma chávena de café quente deixou-nos a recordar a voz daquele mar lá longe na distância! Haverá outros mares e outras distâncias a percorrer no caminho para o coração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário