sábado, 2 de fevereiro de 2013

Era uma vez na América

Saída do trabalho. Cabeça num caco, cansaço desmedido, paciência esgotada, tempo de chuva, frio, nevoeiro perdido entre as brumas do rio de águas castanhas em remoinhos de inverno. Se o olhar não vir o coração nem sente, a ausência, o silêncio e a desilusão, um fardo pesado para dobrar as horas do dia que restam. 
Esconder-me numa qualquer sala de cinema será perfeito. Mas já tudo se tinha organizado na minha cabeça. O Lincoln não poderia esperar melhores dias. 
De regresso rejuvenesci, no filme onde o Daniel Day Lewis envelheceu para dar vida ao símbolo da libertação americana, aquele que percebeu e aproveitou a guerra civil para acabar com a escravatura, mesmo que para tal recorresse a práticas pouco ortodoxas e carecidas de legitimidade e democracia, mas tudo em prol da democracia que pretendia fazer vingar.
As duas horas e meia de filme foram poucas para contar os inúmeros momentos da repleta vida deste ocupante da casa branca. 
Deste filme retiro dois ensinamentos importantes, além de toda a vivência que o argumento não consegue transpor para o ecran, mas que decorre das biografias e da história deste 16º ocupante da história moderna do EUA: 
Tudo aquilo que fizermos por um ideal, por mais perfeito que o queiramos, será sempre de algum modo imperfeito e o dom paternal  de que era possuidor este pai e presidente de um imenso país orfão e em busca de modos vivere, e no filme se revela pelo companheirismos e dedicação ao filho mais novo ainda criança.
O filme começa com o discurso de Gettysburg que ficou conhecido na história pela frase "governo do povo, pelo povo e para o povo" que continua a marcar a politica americana até aos presentes dias.


Sem comentários:

Enviar um comentário