domingo, 21 de julho de 2013

salame de chocolate

Ingredientes:
250 gr de bolacha Maria
200 gr de chocolate  
100 gr  de manteiga sem sal
2 gemas
2 colheres sopa de vinho do Porto
50gr de amêndoa ralada (opção)

Quase todas as minhas receitas, eu digo minhas, porque são sempre adaptadas por mim, ou para alterar algum ingrediente, ou para acrescentar alguma coisa que considero importante, ou simplesmente porque tenho que dar o meu cunho pessoal ao que cozinho e no qual coloco sempre um pouco do meu afeto.

E o verão chama os amigos, as conversas e os risos e as brincadeiras dos filhos ao ar livre. Roupas leves e frescas, ir à praia, passear à noite, fazer piqueniques, enfim conviver e viver de novo. 
Nunca se pode reunir tudo isto num único momento, há sempre um cantinho do coração que suspira, há sempre uma razão para a plenitude não ser completa. Mas não é essa mesmo a razão de viver, a esperança de alcançar, o desejo de felicidade? 
Procura-se no céu azul, sonha-se no romance que lemos, recorda-se nas fotografias que guardamos e nos rostos a sorrir encontramos sempre motivos de alegria, 
E o piquenique da criançada foi motivo para eu fazer esta receita de salame que adoçou ainda mais os sorrisos de todos.
E num cesto de generosidade, na toalha repleta de mimos amigos e num dia em que me permiti sonhar, que talvez um dia serei muito feliz, tudo foi perfeito. « Tudo é tranquilo, e casto, e sonhador ... / Olhando esta paisagem que é uma tela / De Deus, eu penso então: onde há pintor, / Onde há artista de saber profundo, / Que possa imaginar coisa mais bela, / Mais delicada e linda neste mundo?! Florbela Espanca»

Até o salame estava delicioso!


Receita:
Ralar finamente 200g de bolachas e esmagar grosseiramente as restantes.
Partir o chocolate em quadrados e adicionar a manteiga. 
Levar ao lume a derreter e juntar o vinho do Porto ao chocolate derretido
Numa taça juntar a bolacha ralada, as bolachas partidas, as gemas,  a amêndoa ralada e o chocolate derretido com o vinho do Porto. 
Misturar muito bem.
Colocar o preparado numa ou em duas folhas de alumínio. Moldar um rolo, fechar com o papel de alumínio e apertar muito bem. 
Guardar no frigorífico até servir.






E vou ouvindo Lisa Gerrard e sonhando com mares e com marés e com viagens e marinheiros
E estou feliz, por te saber feliz





Sem comentários:

Enviar um comentário