sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Doce de tomate

Que bom é estar de férias e haver tempo para divagar, para fazer ou não fazer. É realmente um prazer ir para a cozinha fazer coisas saborosas, que são mais saudáveis que aquilo que se compra, que fazem tão bem à alma...

A minha avó gostava de fazer doces, de muitas variedades. Começava pelas cerejas e apenas terminava quando os figos já secos iam para os sacos de sarapilheira para durante o inverno servirem de mata bicho dos trabalhadores das vinhas e do meu avô.
E ela dizia muitas vezes que no tempo do tomate, a mulher é sempre boa cozinheira. À época eu não entendia, mas agora dou-lhe razão, com tomate fazem-se ótimos petiscos.

Hoje aproveitei, ser o último dia de férias e para gastar o cesto de tomates que trouxe de casa da minha mãe, fazer um pouco de doce.

Assim ainda dá tempo para no fim de semana poder entregar aos amigos um pequeno frasco e para nos deliciarmos com tão divino prazer.




1 Kg de tomate sem pele e retirando a maior parte das grainhas
750 gr de açucar
1 pau de canela
2 cravos da india
raspa de um limão ou de uma laranja

Leva-se ao lume numa panela larga e deixa-se ferver em lume brando, mexendo de vez em quando, até tomar ponto de estrada
(ponto de estrada: coloca-se um pouco de doce num prato e depois passa-se a colher pelo meio. Se o doce separar, atingiu o ponto de estrada)




Deita-se em frascos limpos e secos, enquanto quente e tapam-se de seguida. Deixam-se os frascos de um dia para o outro virado para baixo, para ganharem vácuo e o doce durar mais tempo!

Bom apetite!






Sem comentários:

Enviar um comentário