quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bacalhau

Adoramos pratos de bacalhau. Todos os pratos, de todos os feitios. Apenas uma condição: não pode estar salgado, coisa que é muito frequente em restaurantes.
E nos dias cinzentos surgem muitas formas de os colorir. As árvores ainda não amareleceram completamente, mas os dias que terminam cedo e a chuva que cai lá fora é já sintoma da estação outonal que vivemos em plenitude. As castanhas espreitam já dos ouriços abertos e chamam para uma sobremesa calórica. 
Até um prato simples enche de cor e de sorrisos um rosto que muito embora sereno, revela um olhar triste e sem sentido. A mentira dói mais que mil verdades e  todo o coração que ama sem limite nem imposições, sabe reconhecer, mesmo quando embrulhada em doces sentimentos. Para espairecer e fechar os olhos às amarguras que as nossas opções de vida acarretam, enquanto refugiada na cozinha ( da mãe) e ouvindo Ben Howard que através dos ouvidos consola a alma.
Além disso fim de semana, também é preciso consolar a mãe, cozinhando um prato do seu agrado e que possa sobrar para depois ela aquecer para a sua refeição de segunda feira, quando voltar a ficar sozinha.
E ela adora gratinados, principalmente de bacalhau. Assim foi num fim de semana triste, de fieis e de gente infiel a tudo o que são os princípios da lealdade. Mas um fim de semana de afetos, de mimo no estômago e de algumas picadelas nas mãos e no coração.
O bacalhau eis que ficou assim:

500 gr de bacalhau (3 postas demolhadas e desfiadas)
Batatas fritas em palitos grossos
Molho bechamel (usei do de compra)
Duas cebolas pequenas e dois dentes de alho
Azeite qb
 Queijo para gratinar a gosto 

Para decorar azeitonas ou pedacinhos de pimento vermelho (ambos)

Num tacho refoga-se a cebola e os alhos picados em azeite.  Adiciona-se o bacalhau demolhado e escorrido e deixa-se estufar um pouco. Juntei metade do bechámel e as batatas envolvendo tudo . Deixa-se ficar assim ao lume (muito brando) e tapado uns minutos.  Num tabuleiro que possa ir ao forno deita-se o preparado e por cima o queijo envolvido com o restante bechámel. Foi a gratinar com o forno a 180º até estar douradinho .
Garanto que é muito saboroso e muito rápido . E nós adoramos!

@Maça de junho


O bacalhau

E a música






Sem comentários:

Enviar um comentário