domingo, 15 de dezembro de 2013

Doce de tangerina

Já tinha feito doce de laranja e desta vez lembrei-me de fazer com tangerina. Como não tenho muita paciência para procurar, e como sou bastante desorganizada com as consequências de não encontrar aquela receita maravilhosa com que tanto gostaria de brilhar, dou asas à imaginação.
E como já a minha avó dizia, ovos com açucar dão sempre uma sobremesa deliciosa.
Neste caso, adapto para a minha sabedoria: fruta cozida em calda de açúcar dá sempre uma boa compota ou marmalade como dizem os ingleses ou uma boa geleia. E aproximando-se a época natalícia, mais uma em que procuro a felicidade nos pequenos mimos, nos encontros de fugida para trocar lembranças, para conviver um cibinho, para desejar apenas boas festas.

Mas voltando às tangerinas fiz conforme a minha intuição dizia que ficaria bem. Descasquei as tangerinas (guardei as cascas e com elas vou tentar fazer uma geleia, que depois divulgarei) e retirei os fios brancos e as pevides. separei os gomos e coloquei num tacho com metade do peso de açúcar, com um pau de canela, uma casca de limão e uma pitada de açúcar baunilhado (menos que uma colher de café).

1,200 kg de tangerinas descascadas
600 gr de açúcar
1 casca de  limão
1 pau de canela
uma pitada de açúcar baunilhado




 Levei ao lume brando e quando fervente passei a varinha mágica para triturar os gomos. Voltou ao lume e quando atingiu o ponto de estrada, retirei e coloquei em frascos.

Foi a catarse do dia.

Ficou divino!











Boas Festas e votos de Feliz Natal a todos quantos visitam a minha página
@Maça de junho



O destino decide quem entra na minha vida mas é a atitude que dita quem vai ficar

Sem comentários:

Enviar um comentário