domingo, 4 de maio de 2014

Mãe

O estágio anterior ao ser mãe é o de ser filho, ou antes, filha. Ser "o menino de sua mãe", crescer, conhecer, ser família. O conceito de família abrange pais e filhos. Depois, depois é necessário cerca de nove meses de preparação. Mas preparação é a vida toda. E ser mãe como é e o que é? Mãe é a raiz e o caule, o fruto e o alimento. Um porto de abrigo, num corpo que abraça, no olhar que aconchega, no coração que confia, perdoa, compreende e ama. 
O maior e melhor presente para a mãe e para o filho é o tempo. O tempo para amar e educar, para rir e para sonhar, para limpar os olhos que teimam em verter tristeza e aconchegar o coração com o mimo e o afecto que as mãos carregam. Todo o tempo não é demais, fica como que numa reserva do coração para mais tarde, quando a idade adulta chega e a mãe não está ali para soprar a ferida que dói, para ouvir os lamentos de um dia triste, de uma vida escura, ou simplesmente para partilhar o dia de sol, a ver nascer as estrelas no céu. 
Há palavras que nunca digo à minha mãe e guardo comigo para um dia dizer. Quando o dia chegar não sei se ainda estarei aqui para as dizer. Talvez seja demasiado tarde. Talvez tenha passado demasiado tempo. Mas há palavras que não se medem pelo tempo. Amo-te mãe.
@Maçã de junho


Sem comentários:

Enviar um comentário